domingo, 2 de dezembro de 2012

Plano de Ensino da disciplina


Disciplina: “Questões filosóficas: Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire)”
Dia/Horário: quinta-feira, de 19 às 22:30h
Local: sala 8, ICHS/UFMT
Carga Horária: 60 h/a
Professor responsável: Rodrigo Marcos de Jesus
Departamento de Origem: Filosofia

Ementa:
Abordagem sistemática da obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Contextualização histórica e teórica. Análise estrutural, temática e interpretativa. Repercussões do pensamento freireano e diálogos possíveis com outras teorias e práticas sociais.

Objetivos:
Estudo, na íntegra, da obra Pedagogia do Oprimido. Investigação do contexto histórico e teórico do livro, de sua estrutura e conceitos fundamentais e de seu lugar dentro da produção intelectual de Paulo Freire. Discussão das repercussões e interfaces do legado freireano em algumas correntes teóricas, movimentos sociais e políticas públicas.

Conteúdo programático:
·    Contextualização histórica: a América Latina, sobretudo o Brasil, nos anos 1950-70; democracia e ditadura; desenvolvimentismo e libertação
·  Contextualização teórica: existencialismo, personalismo, marxismo, fenomenologia, hegelianismo, isebianismo, escolanovismo e psicanálise humanista na construção do pensamento freireano
·      Estrutura geral da Pedagogia do Oprimido e conceitos fundamentais: leitura e análise dos 4 capítulos da obra
·        Repercussões e interfaces do legado freireano na:
Filosofia da Libertação (Enrique Dussel);
Teologia da Libertação (Leonardo Boff, Rubem Alves);
Teatro do Oprimido (Augusto Boal);
Epistemologia do Sul e Pós-colonialismo (Boaventura de Sousa Santos)
Política Nacional de Educação Popular em Saúde
Movimentos Sociais (Movimentos de Alfabetização; MST; Fórum Social Mundial e outros) 

Avaliação:
Resoluções: CONSEPE 14/99 e CONSEPE 27/99
Decisões Específicas – Colegiado de Curso de Filosofia
Será aprovado(a) o(a) aluno(a) que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete).

FORMAS DE AVALIAÇÃO:
* Seminário (grupo) – 10 pts.
* Ensaio (individual) – 10 pts.
* Relatório de discussões (coletivo) – 10 pts.

Seminário + Ensaio + Relatório/3 = Nota Final

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