DIÁLOGO:
É uma relação horizontal de A com B. Nasce de uma matriz crítica e gera criticidade .
Nutre-se do amor, da humildade, da esperança, da fê, da confiança.Por isso, só com o diálogo se ligam assim, com amor,
com esperança, com fê um no outro, se fazem críticos na busca de algo.Instala-se,então,uma relação de simpátia entre ambos.Só ai há comunicação. O diálogo é,portanto, o indispensavél caminho, não somente nas questões vitais para a nossa ordenação política, mas em todos os sentidos do nosso ser.Somente pela virtual da crença, contudo tem o diálogo estímulo e significação:pela crença no homem e nas suas possibilidades, pela crença de que somente chega a ser eles mesmos.
É uma relação horizontal de A com B. Nasce de uma matriz crítica e gera criticidade .
Nutre-se do amor, da humildade, da esperança, da fê, da confiança.Por isso, só com o diálogo se ligam assim, com amor,
com esperança, com fê um no outro, se fazem críticos na busca de algo.Instala-se,então,uma relação de simpátia entre ambos.Só ai há comunicação. O diálogo é,portanto, o indispensavél caminho, não somente nas questões vitais para a nossa ordenação política, mas em todos os sentidos do nosso ser.Somente pela virtual da crença, contudo tem o diálogo estímulo e significação:pela crença no homem e nas suas possibilidades, pela crença de que somente chega a ser eles mesmos.
A DIALOGICIDADE - ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
A dialogicidade é um dos eixos
principais,é diálogo nascido na prática da Liberdade é comprometido com a vida,
que se historiciza no seu contexto.
O diálogo e tratado como fenômeno
humano "se nos revela como algo que já podremos dizer ser ele mesmo":
a palavra.Mas, ao encontrarmos a palavra, na análise do diálogo, como algo mais
que um meio para que ele se faça,se nos impõe buscar, também seus elementos
constitutivos.
Quando não há verdadeiro diálogo, não
há encontro, amorosidade e respeitoso Poderemos sintetizar isso expondo que:
"O diálogo é este encontro dos
homens, imediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo não se esgotando, portanto,
na relação eu-tu.Esta é a razão por que não é possivél o diálogo entre os que
negam aos demais o direito de dizer a palavra e os que se acham negados deste
direito. pg. 91 (Edição de 2005).
Daí que concluímos que o diálogo é uma
exigência,é encontro respeitoso e solitário entre aqueles que acreditam que no
mundo pode ser transformado,pronunciado.
Uma Educação pautada na dialogicidade,
fundada no diálogo, é que se dá numa relação de humildade,encontro e
solidariedade,ou seja, numa relação horizontal, de muita confiança.O diálogo
leva os homens e mulheres a serem mais homens e mulheres pois é sempre gerador
de esperança.
Na questão da Educação, ou melhor, da
escola, a opção pelo conteúdo programático deve dar-se no diálogo o qual se
insere em todos os segmentos sociais, porém devemos nos preparar para essa ação
mediatizadora entre todos os segmentos.O contexto
social-político-econômico-cultural do educando deve ser bem considerando ao seu
pensar em traçar os conteúdos programáticos. Sendo assim, numa relação
horizontal, a educação terá sentido, pois prolongará o projeto de cada um,
encharcando -os de sentido.
Daqui temos que o diálogo é a atividade
padagógica por excelencia,mas que ja comeca mesmo antes da acao
pedagogica,propriamente dita, e na investigacao tematica e na busca dos
conteudos programaticos que a acao dialogica se faz presente.
CONCEITO INÉDITO VIAVÉL
A perspectiva metodológica do inédito
viavél orientou o diálogo dos saberes que permitiu perceber as contribuições da
pesquisa para o fortalecimento do potecial emancipátorio dos processos
educativos.
Fazer pão coletivamente é a metáfora
viva expressa tal compreensão,utilizando-se da imagem para sumariar as relações
entre fazer pão e fazer educação através de quatro quadros que codificam as
palavras geradoras de trabalho coletivo,improviso,registro e crescimento no
intuito de problematizar as relações ensinar-aprender-pesquisar.
Resulta desta investigação a proposição
da Pedagogia do inédito-viavél , sendo esta uma importante contribuição
para sugerir o conhecimento emancipação como diferencial das práticas e
concepções político-Pedagógicos multiculturais.
* elaborado por Erika
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