quinta-feira, 11 de abril de 2013

Capítulo 3: Conceitos


DIÁLOGO:
  

É uma relação horizontal de A com B. Nasce de uma matriz crítica e gera criticidade .
Nutre-se do amor, da humildade, da esperança, da fê, da confiança.Por isso, só com o diálogo se ligam assim, com amor,
com esperança, com fê um no outro, se fazem críticos na busca de algo.Instala-se,então,uma relação de simpátia entre ambos.Só ai há comunicação. O diálogo é,portanto, o indispensavél caminho, não somente nas questões vitais para a nossa ordenação política, mas em todos os sentidos do nosso ser.Somente pela virtual da crença, contudo tem o diálogo estímulo e significação:pela crença no homem e nas suas possibilidades, pela crença de que somente chega a ser eles mesmos.
A DIALOGICIDADE - ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
A dialogicidade é um dos eixos principais,é diálogo nascido na prática da Liberdade é comprometido com a vida, que se historiciza no seu contexto.
O diálogo e tratado como fenômeno humano "se nos revela como algo que já podremos dizer ser ele mesmo": a palavra.Mas, ao encontrarmos a palavra, na análise do diálogo, como algo mais que um meio para que ele se faça,se nos impõe buscar, também seus elementos constitutivos.

Quando não há verdadeiro diálogo, não há encontro, amorosidade e respeitoso Poderemos sintetizar isso expondo que:
"O diálogo é este encontro dos homens, imediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo não se esgotando, portanto, na relação eu-tu.Esta é a razão por que não é possivél o diálogo entre os que negam aos demais o direito de dizer a palavra e os que se acham negados deste direito. pg. 91 (Edição de 2005).
Daí que concluímos que o diálogo é uma exigência,é encontro respeitoso e solitário entre aqueles que acreditam que no mundo pode ser transformado,pronunciado.
Uma Educação pautada na dialogicidade, fundada no diálogo, é que se dá numa relação de humildade,encontro e solidariedade,ou seja, numa relação horizontal, de muita confiança.O diálogo leva os homens e mulheres a serem mais homens e mulheres pois é sempre gerador de esperança.
Na questão da Educação, ou melhor, da escola, a opção pelo conteúdo programático deve dar-se no diálogo o qual se insere em todos os segmentos sociais, porém devemos nos preparar para essa ação mediatizadora entre todos os segmentos.O contexto social-político-econômico-cultural do educando deve ser bem considerando ao seu pensar em traçar os conteúdos programáticos. Sendo assim, numa relação horizontal, a educação terá sentido, pois prolongará o projeto de cada um, encharcando -os de sentido.

Daqui temos que o diálogo é a atividade padagógica por excelencia,mas que ja comeca mesmo antes da acao pedagogica,propriamente dita, e na investigacao tematica e na busca dos conteudos programaticos que a acao dialogica se faz  presente.



CONCEITO INÉDITO VIAVÉL
A perspectiva metodológica do inédito viavél orientou o diálogo dos saberes que permitiu perceber as contribuições da pesquisa para  o fortalecimento do potecial emancipátorio dos processos educativos.
Fazer pão coletivamente é a metáfora viva expressa tal compreensão,utilizando-se da imagem para sumariar as relações entre fazer pão e fazer educação através de quatro quadros que codificam as palavras geradoras de trabalho coletivo,improviso,registro e crescimento no intuito de problematizar as relações ensinar-aprender-pesquisar.
Resulta desta investigação a proposição da Pedagogia do inédito-viavél , sendo esta uma importante  contribuição para sugerir o conhecimento emancipação como diferencial das práticas e concepções político-Pedagógicos multiculturais.

* elaborado por Erika

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