ALUNO: Matheus
Gimenez Pereira
O professor Gabriel Mograbi tratou do Manifesto de uma forma geral. Leu,
comentou, fez muitas digressões e deixou muito de sua opinião em relação ao
Manifesto.
Temos que pensar na história do momento quando falamos de Manifesto.
Temos que pensar na história do momento quando falamos de Manifesto.
De inicio se destaca que o Manifesto é voltado para o povo e o governo e
logo surge a indagação: Porque Paulo Freire não assinou o Manifesto?
Simplesmente por que ele tinha apenas 11 anos de idade na data de sua
construção.
Trata-se da Escola nova. O Manifesto traz uma mistura de ufanismo com
esperança de melhoria do Brasil no futuro. Percebemos assuntos de evolução
biológica, forças culturais, composição de marxismo com capitalismo, visão
humanista.
Causa final – visão consequencialista de moral. Falta análise filosófica
cultural de qual é nosso objetivo com a educação.
Apesar de tudo fala-se de concepção científica. Expõe que quem for da área de humanas deve saber da área de exatas (matemática), mas que do contrário não necessita se empenhar da outra.
Apesar de tudo fala-se de concepção científica. Expõe que quem for da área de humanas deve saber da área de exatas (matemática), mas que do contrário não necessita se empenhar da outra.
Será que existe evolução social?
Evolução social é diferente de evolução biológica. Nós educamos por que nascemos desfuncionalizados, nascemos à beira da morte. O ser humano nasce mais potencializado e menos desenvolvido do qualquer outra espécie.
Evolução social é diferente de evolução biológica. Nós educamos por que nascemos desfuncionalizados, nascemos à beira da morte. O ser humano nasce mais potencializado e menos desenvolvido do qualquer outra espécie.
Precisamos de educação como processo de desenvolvimento. Mais se sabe,
mais forte é.
O professor que embasa a ideia, o ideal por mais que seja escola nova. A
escola tem que dar oportunidade para todas as classes. Educação normal e
moderna.
Educação é desenvolvimento de vida, uma educação verbalista não tem
conceito.
Porque laicidade? Cada qual tem sua religião, a escola não pode tornar-se
centro de disputa religiosa. A gratuidade é para manter o direito de educação
para todos e o rico não paga mensalidade por que contribui pagando mais nos
impostos. É direito obrigatório para desenvolver. Mais que direito jurídico a
educação é um direito biológico. E sem gratuidade o Estado não pode tornar o
ensino obrigatório.
Na escola primária que se forma o cidadão por isso ela é fundamental para
democracia e tem um grau de gravidade por sua extrema importância.
Na época se fazia necessário ter uma profissão técnica.
Precisa-se de escolas técnicas com visão inovadora, humanística. Escolas
que criem uma nação com valores políticos e estéticos.
O ponto nevrálgico é a escola secundária, onde se tem variedades de tipos
mentais.
A universidade tem de ser criadora e renovadora; um grande campo de formação
de opinião, estética, política.
O professor ainda citou que Monteiro Lobato estava junto aos construtores
do Manifesto, todavia por sua visão e postura mais retrógradas e conservadoras
não é signatário do mesmo.
ALUNO: Felipe
·
O professor ressalta o
valor dos planos nacionais de educação, embora defender que nao são bons
planos, são os únicos que temos.
·
Diz o ENEM se
configurar mais atualizado, democrático, culturalmente relevante, uma pequena
"revolução" em relação ao vestibular
·
Ressalta que o
Manifesto é dedicado ao povo, primeiramente, e depois ao governo.
·
Junção da idéia de
evolução orgânica???
·
O Brasil não possui
política de estado e sim de governo, é fragmentado e sem continuidade. O
governo posterior se preocupa em deixar seu legado ao invés de dar continuidade
ao desenvolvimento que já estava em andamento
·
Levanta-se a questão
da sociedade ter a frente os direitos e depois seus deveres. Professor
acrescenta que este problema se cruza com a educaçao, a problemática se reflete
nos dois campos.
·
" A não separação
do estado e sociedade é o câncer do catolicismo"
·
Vivemos um pais de
nobres. "O problema do revolucionário, é o revolucionário do
coletivo"
·
O revolucionário que
causa problema é aquele que não coloca o coletivo acima do individual.
·
O professor fala a
respeito do clientelismo, da interferência das relações quanto ao exercício da
função publica quando sofre interferência das relações pessoais.
"Aqui não se faz nada sem tomar um cafezinho com alguém"
·
Problema da finalidade:
falta de analise filosofia e social dos objetivos da educaçao.
·
Falta de uma cultura
global de política universitária
·
Falou sobre o tardio
desenvolvimento da educaçao no brasil, ressaltando que os doutores iam estudar
em Coimbra, Portugal, enquanto aqui só se tinha o ensino médio. E lembrou da
importancia dada pelos espanhois à educaçao, e que os estes em apenas 6 anos ja
estavam fundando faculdade em suas colônias na América.
·
As universidades
construídas na América espanhola ajudaram a fomentar o espirito republicano, ao
contrario daqui, que foi tardio e que permaneceu o pensamento de império
·
Questionamento acerca
da evolução social: tratar a evolução social como evolução biológica.
·
Dividir e conquistar:
o problema da fragmentação do sistema educacional. Cada um cuida de sua
especificidade, assim divididos se é mais fácil de dominar pelas minoria que
detem o poder e não fazem questão da resolução dos problemas existentes na
parte maior e desfavorecida da sociedade.
·
Falou sobre a falta de
insterdisciplinaridade, remetendo ao texto sobre o homem das exatas dos
sociólogos.
·
A educaçao
justificasse na disfuncionalização biológica do ser humano. O ser humano é o
animal com maior potencial, porém o mais disfuncionalizado. A educaçao se
justifica no desenvolvimento das potências do ser humano, da própria vida. A
educaçao dá potência à vida, desenvolve, torna-a plena.
·
A educaçao é um
processo dinâmico, e não se constitui somente como escola. Deve-se juntar os
bons valores da educação moderna com os da educaçao tradicional.
·
O professor trata
sobre a exploração do potencial de cada um. Fala sob as zonas próximas de
aprendizado. Lembra Wigothsky e sobre a condição precária do professor que tem
que dar conta desta problemática tendo que dar aula em 3 períodos, devido à
baixa remuneração, se vendo sem ter tempo para elaboração de métodos
eficientes para cada grupo de aprendizado
·
Fala sobre a
importância do educador básico. A responsabilidade em direcionar aquele novo
pupilo e sobre o problema da divisão da escola técnica e autoescola na
questão social
Nenhum comentário:
Postar um comentário