quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Capítulo 3: Esquema/Mapa

Dialogicidade da educação
- Diálogo como fenômeno humano: A palavra
-Práxis transformadora-palavra verdadeira;  ação e reflexão;
 - Palavra inautêntica – sem compromisso de transformação; oca;
- Diálogo / homem / mundo

Educação dialógica e diálogo
- Diálogo / homem / mundo / amor
- Humildade X arrogância
- Diálogo X auto-suficiência
- Diálogo / Fé – crítica
- Diálogo / esperança
- Diálogo / pensar verdadeiro (crítico) gerador

O Diálogo começa na busca do conteúdo programático
 ---->- Educador – Educando          Superação da contradição. O educador – educando, dialógico, problematizador, tem o conteúdo como uma devolução organizada, sistematiza e acrescentada dos elementos que lhe foi entregue.
- Educador humanista ----> realidade transformada em conjunto, para que haja o fim da relação opressor-oprimido.
As relações homens-mundo, os temas geradores e o conteúdo programático
- Organização do conteúdo programático: pelo próprio povo;
- Conteúdo problematizador; dialógico,
- Diálogo da educação como prática da liberdade – investigação do conjunto dos temas geradores, que estão envolvidos em situações – limites, ou seja, são encontrados em círculos concêntricos partindo do geral para o particular
A investigação dos temas geradores e sua metodologia
- Nova postura crítica ---->  análise crítica de uma dimensão significativo-existencial
- Instigação do tema gerador: pro meio de uma metodologia conscientizadora, insere o homem numa forma crítica de pensar seu próprio mundo;
- Superação da abstração com a percepção crítica do concreto;
A significação conscientizadora da investigação dos temas geradores. Os vários momentos da investigação
- Investigação temática ---->  se dá no domínio do ser humano, não é um ato mecânico;
                              ----> Pensa com; pensa junto; não o outro nem pelo outro ou mesmo para o outro;
- A investigação pode ser dividida em três parte: Delimitação da área de trabalho; Apreensão do conjunto de contradições; Diálogos descodificadores.

* elaborado por Sheila

Nenhum comentário:

Postar um comentário