Dialogicidade
da educação
|
-
Diálogo como fenômeno humano: A palavra
-Práxis
transformadora-palavra
verdadeira; ação e reflexão;
- Palavra inautêntica – sem
compromisso de transformação; oca;
- Diálogo / homem / mundo
|
Educação
dialógica e diálogo
|
-
Diálogo / homem / mundo / amor
-
Humildade X arrogância
-
Diálogo X auto-suficiência
-
Diálogo / Fé – crítica
-
Diálogo / esperança
-
Diálogo / pensar verdadeiro (crítico) gerador
|
O
Diálogo começa na busca do conteúdo programático
|
---->- Educador –
Educando Superação da
contradição. O educador – educando, dialógico, problematizador, tem o
conteúdo como uma devolução organizada, sistematiza e acrescentada dos
elementos que lhe foi entregue.
- Educador
humanista ----> realidade
transformada em conjunto, para que haja o fim da relação opressor-oprimido.
|
As relações homens-mundo, os
temas geradores e o conteúdo programático
|
- Organização do conteúdo programático: pelo próprio
povo;
- Conteúdo problematizador; dialógico,
- Diálogo da educação como prática da liberdade –
investigação do conjunto dos temas
geradores, que estão envolvidos em situações
– limites, ou seja, são encontrados em círculos concêntricos partindo do
geral para o particular
|
A investigação dos temas geradores e sua metodologia
|
- Nova postura crítica ----> análise crítica de uma dimensão
significativo-existencial
- Instigação do tema gerador: pro meio de uma
metodologia conscientizadora, insere o homem numa forma crítica de pensar seu
próprio mundo;
- Superação da abstração com a percepção crítica do
concreto;
|
A significação conscientizadora da investigação dos temas geradores. Os
vários momentos da investigação
|
- Investigação temática ----> se dá no domínio do ser humano,
não é um ato mecânico;
----> Pensa com; pensa junto; não o outro nem pelo outro ou mesmo para o
outro;
- A investigação pode ser
dividida em três parte: Delimitação da área de trabalho; Apreensão do
conjunto de contradições; Diálogos descodificadores.
* elaborado por Sheila
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário