quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Quadro comparativo: Educação bancária e Educação problematizadora

Educação bancária
Educação problematizadora
Educador x Educando
(verticalidade e antidialogicidade)
Educador-educando e educando-educador
(horizontalidade e dialogicidade)
Dicotomia: consciência x mundo. Reflexão sobre um homem abstrato
Dialética: consciência-mundo.
Reflexão “sobre os homens em suas relações com o mundo”
Consciência espacializada, mecanicamente compartimentada. “Domestica” a intencionalidade. Consciência vazia, depósito de conteúdos.
[entrada na consciência]
Consciência intencionada, “corpo consciente”. Exercita de forma crítica a intencionalidade. Consciência problematizadora das relações homem-mundo.
[presentificação à consciência]
Realidade estática e mistificada. Fragmentada, compartimentada
Realidade em transformação e desmistificada. Totalidade, inter-relações
Fixista, “é”, anti-histórica => fatalismo
Incabamento, inconclusão, “estar sendo” => historicidade
Par cognitivo: memorização e repetição
Par cognitivo: problemas e invenção
Imersão das consciências
Emersão das consciências e inserção crítica na realidade
Homens-objetos => alienação/autômatos
Humanitarismo
Homens-sujeitos => autonomia
Humanismo
Nega a criatividade e a humanização
Funda-se na criatividade e favorece a humanização
Palavra “sonora”, inautêntica
Palavra transformadora, autêntica
Comunicados
Comunicação
“Assistencializa”
Criticiza
Falso ato cognoscente, dois momentos:
1)     educador exerce sozinho o ato cognoscente
2)     educador narra ou disserta aos alunos a respeito do objeto conhecido por ele
     * Não há conhecimento nem cultura verdadeiros. O objeto cognoscível é posse do educador e memorizado pelos educandos
Autêntico ato cognoscente:
1)     educador e educandos são ambos sujeitos cognoscentes mediatizados pelos objetos cognoscíveis (pelo mundo)
2)     o educador “re-admira” a “ad-miração” inicial na “ad-miração” dos educandos
     * Superação da doxa pelo logos no desvelamento da realidade. O objeto cognoscível não é propriedade do educador mas incidência para reflexão de educandos e educador

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