Educação bancária
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Educação problematizadora
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Educador x Educando
(verticalidade e
antidialogicidade)
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Educador-educando e
educando-educador
(horizontalidade e
dialogicidade)
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Dicotomia:
consciência x mundo. Reflexão sobre um homem abstrato
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Dialética: consciência-mundo.
Reflexão “sobre os homens em suas relações com o mundo”
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Consciência
espacializada, mecanicamente
compartimentada. “Domestica” a intencionalidade. Consciência vazia, depósito
de conteúdos.
[entrada
na consciência]
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Consciência intencionada, “corpo consciente”.
Exercita de forma crítica a intencionalidade. Consciência problematizadora
das relações homem-mundo.
[presentificação à consciência]
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Realidade estática e
mistificada. Fragmentada, compartimentada
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Realidade em transformação e
desmistificada. Totalidade, inter-relações
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Fixista, “é”, anti-histórica
=> fatalismo
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Incabamento, inconclusão,
“estar sendo” => historicidade
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Par cognitivo: memorização e repetição
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Par cognitivo: problemas e invenção
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Imersão das consciências
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Emersão das consciências e inserção crítica na realidade
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Homens-objetos => alienação/autômatos
Humanitarismo
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Homens-sujeitos => autonomia
Humanismo
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Nega a criatividade e a
humanização
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Funda-se na criatividade e
favorece a humanização
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Palavra “sonora”, inautêntica
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Palavra transformadora,
autêntica
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Comunicados
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Comunicação
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“Assistencializa”
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Criticiza
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Falso ato cognoscente, dois momentos:
1) educador
exerce sozinho o ato cognoscente
2) educador
narra ou disserta aos alunos a respeito do objeto conhecido por ele
* Não há
conhecimento nem cultura verdadeiros. O objeto cognoscível é posse do
educador e memorizado pelos educandos
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Autêntico ato cognoscente:
1) educador e
educandos são ambos sujeitos cognoscentes mediatizados pelos objetos
cognoscíveis (pelo mundo)
2) o educador
“re-admira” a “ad-miração” inicial na “ad-miração” dos educandos
* Superação da doxa pelo logos no desvelamento da realidade. O objeto cognoscível não é
propriedade do educador mas incidência para reflexão de educandos e educador
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Blog da disciplina "Questões Filosóficas" promovida pelo Departamento de Filosofia da UFMT. Neste semestre abordaremos a obra "Pedagogia do Oprimido", de Paulo Freire.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Quadro comparativo: Educação bancária e Educação problematizadora
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